CONSID REÚNE MUNICÍPIOS DO OESTE DA BAHIA PARA SE UNIREM AO COMBATE DO CORONAVÍRUS

Hoje, 18 de março, atendendo a uma solicitação conjunta do CONSID – Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia; UMOB – União dos Municípios do Oeste da Bahia; CONSOB – Consórcio de Saúde do Oeste da Bahia e CISBARC – Consórcio de Saúde da Bacia do Rio Corrente, prefeitos de 22 municípios do Oeste se reuniram na sede do CONSID para discutirem medidas emergências a serem todas para o combate a pandemia do CONVID – 19.

Participaram os prefeitos de Riachão das Neves, Formosa do Rio Preto, Santana, Wanderley, Muquém do São Francisco, Cotegipe, Cristópolis, Baianopolis, Brejolândia, Santa Maria da Vitória, São Félix do Coribe, Jaborandi, Cocos, Mansidão, Buritirama, Morpará, Luís Eduardo Magalhães, Catolândia e representantes de Santa Rita de Cássia, Barreiras, Correntina e São Desidério. O Ministério Publico Estadual, com a presença do promotor André Fetal;  A UFOB com o reitor Jacques Antônio de Miranda e professores do curso de Medicina. Também presente o Hospital do Oeste com o seu diretor Ivanildo Santos e o infectologista Dr. Luciano Reale.  O Estado se fez representar pela diretora da DIRES, Suzeth Silva. Todos mostraram a suas apreensões nesse momento de disseminação acelerada do novo coronavírus.

Na reunião ficou decidida a publicação de um decreto comum a todos os municípios da região com medidas restritivas e de ordenamento do funcionamento do serviço médico nestes tempos de crise. Também se decidiu pela solicitação ao governador Rui Costa da criação de três núcleos regionais para atender as questões relacionadas ao Convid – 19 e a inclusão da BR 135 entre as rodovias a terem seu fluxo monitorado com barreiras sanitárias.

O diretor do HO,  Ivanildo Santos afirmou que a intenção é que se tenha 10 leitos disponibilizados para os doentes do coronavírus, mas que ainda não dispõem de equipamentos para isso. O Infectologista Dr. Luciano Reale, mostrou imensa preocupação com a falta de matérias para testes dos casos suspeitos, afirmando que não é possível haver um monitoramento efetivo dos possíveis pacientes sem que haja estes kits de exames.

O promotor público André Fetal recomentou a construção de plano de contingenciamento para cada município e que se faça uma ampla campanha de conscientização da população.

Outra solicitação dos prefeitos é a realização dos exames de confirmação do CONVID 19 nos laboratórios do LACEM da região: LEM, Barreiras e Bom Jesus da Lapa.

O clima é de muita preocupação dos gestores municipais e a expectativa é que tenhamos um agravamento do quadro regional de contaminação da CONVID 19 em pouco tempo. Ficando explicita a necessidade de isolamento da população para o controle dessa nova doença .