SERVIÇO DE INSPEÇÃO CONSORCIADA

Um dos temas de maior importância tratados na última assembleia de prefeitos foi a fiscalização consorciada para os produtos de origem animal. A origem e qualidade sanitária destes produtos é um dos grandes problemas enfrentados pelos gestores municipais em toda a Bahia.  A busca por uma solução definitiva para este problema vem sendo trabalhada em diversas frentes e tem avançado muito nos últimos tempos. As discussões geradas na assembleia do CONSID com a presença do MP Bahia, ADAB e vários prefeitos deram origem a uma outra reunião, dia 05/12, em que se tratou com maior especificidade desse assunto. Participaram dessa discussão a promotora do MP Bahia, coordenadora da área ambiental da bacia do rio São Francisco, Dra Luciana Khoury; Dr João Ricardo Soares da Costa, promotor da Vara de Direito do Consumidor; Andréa Kraychete, coordenadora de Projetos Especiais da Diretora de Inspeção Agropecuária da ADAB; Armindo Gonzales, superintendente de desenvolvimento regional da SEDUR;  Erika Seixas, secretaria executiva do CONSID e o prefeito Pimentel, de Catolândia, representando os gestores municipais da região, além de diversos secretários municipais. Esse debate referendou a sugestão, endossada pelo MP Bahia e apoiada pela ADAB, para a criação de um Sistema de Inspeção Consorciada (SIC), um serviço único, centralizado, coordenado pelo CONSID, que atuaria em toda área de abrangência do consorcio. Desse modo acredita-se que haverá celeridade, melhor qualidade na prestação dos serviços e uma economicidade enorme para os municípios consorciados. Pela primeira vez, a ADAB expressou de modo inconteste o seu apoio a uma iniciativa consorciada nestes moldes. Um grande avanço para que os municípios possam resolver de modo rápido, prático, eficiente e definitivo o problema da inspeção sanitária na nossa região.